quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Técnicos da BIOCONSULTORIA realizarão parecer técnico sobre a castanheira do Amparo

Ontem (26/08), à tarde, profissionais da empresa BIOCONSULTORIA, acompanhados de representantes do CODEMA e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizaram uma vistoria ao local onde existe um exemplar de castanheira-do-Pará, no Amparo.
A empresa foi contratada para realizar um estudo utilizando a técnica de Avaliação de Risco de Árvores - TRAQ (Tree Risk Assessment Qualification), desenvolvida pela Sociedade Internacional de Arboricultura – ISA.
O objetivo do parecer técnico a ser apresentado é subsidiar o CODEMA e a SEMMA com informações técnicas acerca da segurança e risco de queda da referida árvore e fornecer orientações quanto aos procedimentos a serem implementados para garantir a segurança da população nas proximidades da árvore.
As árvores de castanha-da-amazônia, castanha-do-Pará ou castanha-do-Brasil, segundo estudos da EMBRAPA, atingem dimensões próximas de 50 m de altura e 200 cm de DAP (diâmetro à altura do peito, medido a 1,30 m do solo.
No final da tarde, após coleta dos primeiros dados por parte dos técnicos da empresa, tomamos conhecimento que a castanheira existente em Valença, única espécie localizada em área urbana em todo o país, tem 50 m de altura e 6,60 m de circunferência (210 cm de DAP).











Nenhum comentário:

Postar um comentário