O Comitê da Bacia Hidrográfica do Recôncavo Sul (CBHRS) realizou no dia 20/08, na Câmara de Vereadores do município de Taperoá, a sua 16ª reunião ordinária. O encontro teve como objetivos discutir questões referentes ao cronograma de planejamento e ações do plano de bacia e balanço hídrico dos comitês, apresentar o processo de cobrança do uso da água, além de dialogar sobre a proposta de renovação dos membros do comitê.
Participaram da reunião, o secretário Estadual do Meio Ambiente na Bahia, Eugênio Spengler, o coordenador social do Inema, Marivaldo Dias, o presidente do comitê, Deraldo Queiroz, o secretário do comitê Silvio Santos, a vice prefeita de Taperoá, Teresa da Conceição, técnicos da Sema e Inema, além de vários outros membros.
Durante a reunião, Spengler falou sobre o edital do Conselho Estadual dos Recursos Hídricos (Conerh) que foi publicado no dia (06/08) que prevê a renovação dos membros do conselho, como sociedade civil, órgãos federados, povos tradicionais e universidades. Durante todo o dia vários temas foram debatidos com o grupo, os desafios e o diagnóstico no que tange o plano de bacias dos comitês, como: a gestão de recursos hídricos, o programa de biodiversidade e a qualidade ambiental.
Na ocasião, o titular da pasta, falou sobre a cobrança pelo uso dos recursos hídricos que a partir de agora é uma realidade, e vai permitir o uso racional da água no Estado, e que deve ser cobrado tanto dos outorgados quanto os não outorgados. "Todo o recurso será investido na bacia cobrada, em obras voltadas para gestão da bacia hidrográfica, desde restauração florestal, recuperação de nascentes, manejo mais adequado de solo, e obras que visam à melhoria da bacia".
Segundo Spengler, o Governo do Estado da Bahia é sensível às necessidades de implementação dos instrumentos de gestão da água de forma racional, sustentável e participativa. "O processo da gestão de recursos hídricos é de permanente pactuação com os seus usuários". Ainda de acordo com ele o que precisa a partir de agora, é estabelecer um referencial de valor, linha de corte e forma para essa ação, para dar um importante passo na busca da sustentabilidade.
Para a vice prefeita de Taperoá, Teresa da Conceição, “precisamos dialogar e aprender muito sobre o meio ambiente. Conscientizar e multiplicar os gestores ambientais na nossa cidade e em todo o estado”. De acordo com Teresa, o município ainda vai se preparar para implementar uma política de educação ambiental nas escolas.
No final da reunião, foi aberto um espaço para uma rodada de perguntas pelos integrantes do Comitê, onde discutiram pontos importantes para o planejamento da água para esta região. “Muito importante a presença da Sema e do Inema para estabelecer um maior diálogo com a sociedade”, afirmou o presidente do comitê Deraldo Queiroz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário